Os nomes mais conhecidos e estudados nos livros didáticos de matemática, física e química são de homens. Isso por conta da ideia equivocada de que o universo dos números não é pertencente ao sexo feminino.
Embora a exatas ainda seja vista como uma área de domínio masculino é importante lembrar que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, demonstrando interesse e engajamento no campo da tecnologia e inovação.
Conforme sabemos, ainda há quem pense que tecnologia e inovação também são assuntos restritos aos homens. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que as mulheres fazem parte da história da tecnologia, pois muitas foram pioneiras em importantes descobertas e invenções. Entretanto, o trabalho delas nem sempre teve o reconhecimento da sociedade. Aliás, seus feitos foram apagados, deixando de ser exemplos para as gerações femininas posteriores.
Leia também: representatividade feminina as áreas tecnológicas aumentou em 2020
Portanto, cito aqui algumas mulheres incríveis que ficaram marcadas na história e ajudaram a transformar o mundo:
Elmina Wilson
Elmina foi a primeira mulher a concluir uma graduação e se formar em engenharia civil em 1892 nos EUA. Formou-se também como mestre na área e tornou-se a primeira mulher a dar aulas de engenharia. Sua carreira ainda inclui uma graduação no MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Já no Brasil, a primeira mulher a se formar em engenharia foi Edwiges Maria Becker Hom’meil, em 1917. Ela estudou na atual Escola Politécnica da UFRJ e inspirou outras mulheres como Annita Dubugras, engenheira industrial formada pela mesma escola e Iracema Brasiliense, engenheira civil pela Escola de Engenharia de BH.
Hedy Lamarr
Hedy Lamarr foi atriz de Holywood e a precursora da comunicação Wireless, contribuindo para a invenção do salto de frequência, uma técnica que evita a interceptação de mensagens. Hedy projetou um sistema voltado para as estações de radiocomunicação, possibilitando a alteração do sinal 88 vezes seguidas. Seu trabalho foi muito importante, já que essa tecnologia passou a ser utilizada na comunicação de guerra. Atualmente ela está presente em redes celulares, bluetooth, Wi-Fi e também no GPS.
Maria Beasley
Dentre as quinze patentes que tem em se nome, está a do bote salva-vidas, criado em 1880. Maria também inventou um gerador movido a vapor, além de uma máquina de fazer barris.
Ada Lovelace
Considerada a primeira programadora da história, Ada Lovelace fez parte da criação da máquina analítica que foi o primeiro modelo de computador inventado. Foi ela a responsável por classificar o algoritmo da máquina, inserindo a Sequência de Bernouli, sendo o primeiro a ser implementado por um computador. A comprovação de que o algoritmo de Ada estava correto só ocorreu mais de cem anos após a morte dela, com a republicação e reconhecimento das anotações que havia feito. Tamanha foi a realização de Ada para a tecnologia e inovação, que baseado no trabalho da programadora, a Sociedade Britânica de Computação criou a Medalha Lovelace, prêmio destinado a pesquisadores pelo desenvolvimento de projetos de avanço significativo em sistemas de informação.
Irmã Mary Kenneth Keller
Mary Kenneth Keller foi a primeira mulher a receber o título de doutorado em Ciências da Computação. Sua contribuição foi fundamental para a criação da linguagem de programação BASIC, projetada para fins didáticos.
Viu só como as mulheres foram de fato incríveis e imprescindíveis na construção do mundo que temos hoje? E olha que aqui neste texto eu trouxe apenas algumas delas.
A tendência do mercado de tecnologia e inovação é ampliar o espaço para elas, a fim de que sejam reconhecidas nos ambientes de trabalho.
Leia também: Carreira e inclusão de gênero: mulheres ainda enfrentam muitos desafios em busca de igualdade
Gostou do conteúdo? Acompanhe-nos para conhecer mais histórias de mulheres formidáveis.
Siga o IFE nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.